Dicas para você escolher sua prancha

Todo iniciante tem dúvidas na hora de escolher a prancha ideal para começar. Realmente a escolha de uma prancha adequada é muito importante não só para facilitar o aprendizado, motivar, mas muitas vezes salvar o bolso de uma compra furada. Alguns fatores são importantes e levam a compra correta:

Fatores físicos  - Idade, peso, altura e condicionamento físico atual.

Fator Frequência - Qual a disponibilidade para a prática, Ex: 1 x por semana, 2X por semana, 1X por mês , somente feriados e etc.

O objetivo - Saber qual é o objetivo em começar a prática. Ex: como diversão nos fins de semana, relaxamento do stress, condicionamento ou mesmo se tornar atleta e participar de campeonatos.

Fator Financeiro -  Qual a possibilidade de investimento, Novo, Sob encomenda, Seminovos ( lembrando que é muito comum alguns quererem começar com pranchas usadas com a idéia de ver se vai se adaptar, isto pode ser uma furada, pois se não souber comprar uma usada adequada e em boas condições pode ser um prejuizo futuro. Portanto se houver possibilidade de uma prancha Nova ou sob medida é mais garantido. 

Pranchas de alta performance são como carros de corrida, minimos detalhes de curvas, espessuras e tamanhos fazem toda difença na hidrodinâmica de cada modelo e funciona diferente para cada perfil de surfista e tipo de onda.

Essa diferenças são difíceis de serem percebidas pelo iniciante o que faz com que muitos façam escolhas mal sucedidas.

Geralmente é comum que iniciantes façam suas escolhas com base nas pranchas de outros surfistas, um amigo mais experientes ou até mesmo surfistas profissionais, o que é um enorme equivoco, pode ter certeza, a prancha do Kelly Slater não serve para você.

O iniciante tem que estar atento as suas necessidades, em sintonia com a sua situação. O ideal é ser orientado por um shaper que depois de avaliar todos esses fatores vai saber com certeza indicar o melhor modelo , curvas tamanhos e medidas para voce iniciar.

É muito comum ter o primeiro contato com o surf com uma prancha emprestada de um amigo que já surfa ou comprar qualquer prancha e não obter um bom resultado, desestimulando-se e logo abandonando o esporte precocemente.

Pranchas com mais área, largas, com bicos mais arredondados, bordas mais cheias, pouca curva e fundos suaves são sem dúvida as mais fáceis para o aprendizado básico, um exemplo são os Funboards, ideal para surfistas mais pesados e ou com pouca disponibilidade para praticar, opção muitas vezes acertada principalmente para quem está interessado em diversão. Os Minifuns ou Evolutions bons para surfistas mais leves e que pretendem fazer a transição para as pranchinhas. Já para quem pretende iniciar direto nas pranchinhas, desenvolvemos o modelo Beggin que depois de uma análise dos fatores comentados é totalmente adaptada para o iniciante ou aquele surfista há muito tempo parado voltando ao rip.

É legal lembrar que na nossa opinião os longboards não são pranchas especiais para o aprendizado, por experiência de observações e feedbacks vimos que sim é possivel aprender o básico em um longboard, é uma prancha com muita área e muita sustentação o que facilita muito ficar em pé na prancha, mas por outro lado são muito dificeis de controlar, conduzir, trocar de direções e até varar a arrebentação e enquanto voce não estiver fazendo isso voce não está surfando. Outro modelo equivocado são as Fishs, claro que podem facilitar o aprendizado mas são modelos específicos par uma linha de surf diferenciada, não para facilitar o aprendizado, cuidado com isso!.

Veja nossos modelos mais indicados para iniciar que atendem a todos.

Para dúvidas ou orçamentos fale diretamento conosco Leandro GF ou Thiago RS shapers da marca. Teremos satisfação em orientá-los nas suas primeiras e futuras pranchas.

 

Modelos mais indicados

som na caixa

Conceito 

Nossas lojas

São Paulo  

Cel: 11 99345 1556 

Rua Marisa Prado 289, São Bernardo do Campo (Fabrica)

Guarujá

Cel: 13 98109 8223

Rua Francisco Messias,41 Praia do Tombo
 

Whatsapp

  • White Instagram Icon
  • w-facebook
  • Twitter Clean

© 2013 Reaglan Surfboards-Todos os direitos reservados