Dicas para você escolher sua prancha

Todo iniciante tem dúvidas na hora de escolher a prancha ideal para começar. Realmente a escolha de uma prancha adequada é muito importante não só para facilitar o aprendizado, motivar, mas muitas vezes salvar o bolso de uma compra furada. Alguns fatores são importantes e levam a compra correta:

Fatores físicos  - Idade, peso, altura e condicionamento físico atual.

Fator Frequência - Qual a disponibilidade para a prática, Ex: 1 x por semana, 2X por semana, 1X por mês , somente feriados e etc.

O objetivo - Saber qual é o objetivo em começar a prática. Ex: como diversão nos fins de semana, relaxamento do stress, condicionamento ou mesmo se tornar atleta e participar de campeonatos.

Fator Financeiro -  Qual a possibilidade de investimento, Novo, Sob encomenda, Seminovos ( lembrando que é muito comum alguns quererem começar com pranchas usadas com a idéia de ver se vai se adaptar, isto pode ser uma furada, pois se não souber comprar uma usada adequada e em boas condições pode ser um prejuizo futuro. Portanto se houver possibilidade de uma prancha Nova ou sob medida é mais garantido. 

Pranchas de alta performance são como carros de corrida, minimos detalhes de curvas, espessuras e tamanhos fazem toda difença na hidrodinâmica de cada modelo e funciona diferente para cada perfil de surfista e tipo de onda.

Essa diferenças são difíceis de serem percebidas pelo iniciante o que faz com que muitos façam escolhas mal sucedidas.

Geralmente é comum que iniciantes façam suas escolhas com base nas pranchas de outros surfistas, um amigo mais experientes ou até mesmo surfistas profissionais, o que é um enorme equivoco, pode ter certeza, a prancha do Kelly Slater não serve para você.

O iniciante tem que estar atento as suas necessidades, em sintonia com a sua situação. O ideal é ser orientado por um shaper que depois de avaliar todos esses fatores vai saber com certeza indicar o melhor modelo , curvas tamanhos e medidas para voce iniciar.

É muito comum ter o primeiro contato com o surf com uma prancha emprestada de um amigo que já surfa ou comprar qualquer prancha e não obter um bom resultado, desestimulando-se e logo abandonando o esporte precocemente.

Pranchas com mais área, largas, com bicos mais arredondados, bordas mais cheias, pouca curva e fundos suaves são sem dúvida as mais fáceis para o aprendizado básico, um exemplo são os Funboards, ideal para surfistas mais pesados e ou com pouca disponibilidade para praticar, opção muitas vezes acertada principalmente para quem está interessado em diversão. Os Minifuns ou Evolutions bons para surfistas mais leves e que pretendem fazer a transição para as pranchinhas. Já para quem pretende iniciar direto nas pranchinhas, desenvolvemos o modelo Beggin que depois de uma análise dos fatores comentados é totalmente adaptada para o iniciante ou aquele surfista há muito tempo parado voltando ao rip.

É legal lembrar que na nossa opinião os longboards não são pranchas especiais para o aprendizado, por experiência de observações e feedbacks vimos que sim é possivel aprender o básico em um longboard, é uma prancha com muita área e muita sustentação o que facilita muito ficar em pé na prancha, mas por outro lado são muito dificeis de controlar, conduzir, trocar de direções e até varar a arrebentação e enquanto voce não estiver fazendo isso voce não está surfando. Outro modelo equivocado são as Fishs, claro que podem facilitar o aprendizado mas são modelos específicos par uma linha de surf diferenciada, não para facilitar o aprendizado, cuidado com isso!.

Veja nossos modelos mais indicados para iniciar que atendem a todos.

Para dúvidas ou orçamentos fale diretamento conosco Leandro GF ou Thiago RS shapers da marca. Teremos satisfação em orientá-los nas suas primeiras e futuras pranchas.

 

Modelos mais indicados

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom